Situações limite do viver humano

21 jan 2018 por Letícia Lima

Situação limite

Boa parte do stress humano na contemporaneidade é consequência do medo em lidar com as situações limite da vida como algo natural, e necessário a todo indivíduo. Não só a família, mas também, as escolas necessitam tratar as dificuldades do existir com a devida naturalidade, já que, não só as vicissitudes se apresentam para que tenhamos os aprendizados, assim como determinadas situações são consequência de decisões e escolhas feitas sem o devido conhecimento, responsabilidade, ou mesmo opção consciente. Dentre as situações limite, estão: A ruptura afetiva, a falência, o fracasso, a deficiência física e mental, as doenças e principalmente a morte.

Observando cada situação limite e refletindo sobre a possível causa, percebe-se fatores em comum para todas! Será esse fenômeno uma coincidência? Certamente, que não!

Incluindo a morte que é a única certeza da existência, sendo a situação limite NR-1 do stress da vida, já se percebe que é justamente a “forma de interpretar” as situações uma das causas. No mais, para todas as situações estão a imprudência, a negligência, irresponsabilidade, desconhecimento, e principalmente? O Ego! Com todos os seus vícios. Para uns, insuportável admitir ser a própria causa. Para outros, a certeza de poder transformar a situação, já que depende, apenas, de sua a ação!

Certamente que a vida pode ser mais leve se vivenciada com um olhar diferenciado! E é justamente, através da educação e autoconhecimento, enquanto principais fatores de esclarecimento, que todos podem dar conta dessas situações limite que fazem parte da complexa vida humana.

 

Últimas publicações no blogVer todos