O Mito

18 dez 2015 por Letícia Lima

Mito da CavernaO mito, oriundo dos primórdios do processo civilizatório baseia-se numa narrativa passada de geração a geração, cujos elementos são uma forma de explicar determinados fenômenos naturais, ou mesmo, uma prescrição de conduta moral.

Entre eles estão os mitos de origem e o da Caverna.

O da origem narra como o mundo e os seres humanos foram criados, sendo representado na Gênesis, o primeiro livro da Bíblia Sagrada. Nele, o Deus único produz o universo a partir do nada, e também, o ser humano que reinaria sobre os outros seres. Já no Mito da Caverna, Platão filósofo grego, traz o mito como uma representação alegórica da realidade. Ele narra uma situação fictícia, onde o mais importante não é a fabula, mas sim, o sentido que se pode abstrair dela, sendo esta a mais importante metáfora de Platão, qual seja:

Platão sugere que se imagine uma caverna onde alguns homens viviam acorrentados desde o nascimento, e só conseguiam enxergar as sombras projetadas na parede. Eles nunca viam os objetos que promoviam a sombra, sendo estas uma imitação da realidade, como: estátuas e figuras. Tornando desta forma, a obtenção de um conhecimento limitado. Ao se libertar da caverna rumo ao seu exterior, surge a revolta, onde o corpo quase sempre imóvel impõe-lhe o movimento causando dor, seus olhos limitam-se a luz e a mente não consegue interpretar imediatamente tais imagens que surgem.
Consequentemente, passa a desenvolver habilidade e capacidade de interpretar o mundo real, compreendendo assim, suas antigas limitações que eram formuladas a partir das sombras (conhecimento obscuro).

O processo terapêutico ocorre assim, onde a caverna é o próprio aprisionamento da mente do individuo, que, com suas ideias e concepções deturpadas, sofre, e resiste em sair desse estado. Necessitando dessa forma, do analista que o conduza a libertação de sua mente, de seus sentimentos, sintomas, e entendimentos, promovendo um novo olhar para o mundo, com uma vida assertiva e saudável.

Últimas publicações no blogVer todos